Monday, October 28, 2013

Menstruação #5

Tampões....

Durante muito tempo foram um taboo gigantesco. Introduzir um objecto na vagina. Não, não pode ser. Até que se tornou mainstream e óptimo para se usar.

Tampões podem ser usados para actividades físicas que se pratiquem durante a menstruação, devem ser usados quando se utiliza a piscina ou se vai à praia para poder entrar dentro de água.

O tampão é uma protecção interna que absorve o fluxo menstrual. É contituido por fibras macias e uma malha que o reveste, bem como de um fio para depois o tirar.
Um tampão pode ser usado de 3 a 6 horas ou de 6 a 8 horas dependendo do tamanho do tampão e do fluxo. Dica: puxando um bocadinho o fio do tampão, se este sair facilmente significa que está na hora de trocar, se ainda apresentar resistência pode ficar um pouco mais lá.

Raramente, mas sim acontece, os tampões podem causar SCT: Síndrome de Choque Tóxico. Ficam aqui algumas informações tiradas do site da O.B. a esse respeito: "A síndroma de choque tóxico (SCT) é uma doença tóxica extremamente rara, mas grave, que pode ocorrer em homens, mulheres e crianças. Cerca de metade dos casos de SCT ocorre em mulheres e raparigas menstruadas. A SCT tem sido relacionada com a utilização de tampões, mas também pode ocorrer em mulheres menstruadas que não usem tampões. É causada pelas toxinas de uma bactéria encontrada frequentemente no ser humano. A SCT pode ser fatal, pelo que é importante que seja detectada e tratada no início. Se fores saudável e estiveres com o período e, de repente, te sentires muito mal, tiveres febre alta (39° C ou mais), vómitos, diarreia, dores de cabeça, garganta inflamada, tonturas ou desmaios, dores musculares ou uma irritação cutânea parecida com uma queimadura solar, retira o tampão como medida de precaução e consulta imediatamente um médico, uma clínica ou um hospital. Não te esqueças de dizer que suspeitas estar a sofrer de SCT e que estás com o período. A SCT pode ocorrer várias vezes, independentemente da utilização de tampões. Se já tiveres tido SCT, fala com o teu médico antes de voltares a usar tampões."

Tal como os pensos os tampões podem ser usados sem qualquer problema. Diversas marcas apresentam vários tipos de tampões, só havendo necessidade de saber o que melhor se adapta.

Podem sempre consultar no site Tampão mais algumas informações. Ou nos sites da EvaxTampax ou O.B.

0 comentários: