Saturday, November 10, 2007

De Amicitia

"Não obstante serem muitas e muito grandes as vantagens que a amizade contenha, a que sobressai entre todas é a que faz brilhar a nossos olhos a luz de uma boa esperança para o futuro e não permite o epírito de desalento nem a prostração. Pois o que contempla um amigo verdadeiro, vê nele como sua própria imagem.
Deste modo, pela amizade, os que estão ausentes tornam-se presentes; os pobres, ricos; os débeis, fortes e - o que é mais dificil ainda de afirmar - os mortos tornam-se vivos: tanta é a estima, a memória e a nostalgia dos amigos que os acompanha. Por conseguinte, a morte daqueles parece feliz, a vida destes é digna de elogios. Porque, se suprimirdes do mundo os vínculos do afecto, nenhuma casa, e nenhuma cidade poderá subsistir."

Cícero, in De Amicitia, VII, 23

3 comentários:

Spa said...

Que texto hardcore para se ler às 2h da manha, quase. xD
Mas eu subscrevo um bocadinho, n vou fundamentar porque o meu cérebro já está a pedir para hibernar... mas amanha eu venho cá, se tiver tempinho* :P

Humm, eu sei aliás bastante bem o q é a saudade, só n quero saber, e recuso-me a ceder-lhe às vontades. (: *

Bjo*

Dahnak said...

Edgar, pavla sorella Lvcia, salvtem dicit.
Salve, cariora sorella. Ex qvi diciste de amicitia, nihil cvm errorem habeo non solvm quia Cicero id scribit, primo in latina lingva, sed etiam qvoniam enim vera verba mihi svnt. Sic sciimvs, quia (et cum) in aeterna amicitia svmvs (credo), amicitiam esse cum novvm fratrem aut sororem capere. Melior: in sanguinis familia, fratres et sorores non optare potemus, sed ex amiciis, solvm ii in quibvs nostrvm cordem confidemvs, per fratrem et sororem accepimvs.
Sic sit ad aeternvm.
Milia oscvla fraternalia.
Cvra vt valeas.

Anonymous said...

É exactamente isso! Não tenho nada a acrescentar! =D
LINDO!

Adoro.tiii amigaaa! ^_^