Wednesday, February 18, 2009

"Der Vorleser", o livro, o filme....

Foi numa aula de Literatura de Expressão Alemã II que pela primeira vez ouvi falar de Bernard Schlink. Mais tarde fui com um amigo comprar o livro e em dois dias devorei-o. Agora está em exibição o filme.
O livro fala não só de amor, mas de uma geração que anos após o final da guerra ainda tem de lidar com aquilo que outras gerações fizeram...
Deixo-vos aqui a descrição da contra-capa do livro. Leiam e vejam! "O Perfume" é bom, mas este é muito melhor. Mistura a história com fantasia e faz-nos pensar no que faríamos se estivessemos no lugar daquelas pessoas....
Fica a sugestão.

"Um advogado alemão que amou uma ex-guarda de um campo de concentração pode vir a acusá-la sem se trair a si mesmo? É a reflexão, entre muitas outras, que Bernhard Schlink nos convida em O Leitor.

Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.

Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração anterior, responsável por vários crimes."

in "O Leitor", de Bernhard Schlink, ASA Editores, S.A.


2 comentários:

Mario d' Almeidici said...

E k nem de proposito! Ontem vi o filme. Nao li o livro (ainda!) mas o filme ta kk coisa de espectacular. :)

alberich said...

Olá. Grande pequeno livro. Mandei-o vir pela amazon.de e franzi as sobrancelhas quando vi as poucas páginas. Afinal mais que suficientes. Em vez daquela literatura de guião de cinema, em que uma vez descoberta a trama da história o livro é para oferecer aos analfabetos anónimos, este é daqueles que se tem que voltar a ler daqui a uns meses/anos. Deste um bom conselho a quem ler o teu blog e obrigado por isso.