Sunday, March 30, 2014

Ele há cenas

Há coisas que não consigo entender.
Há pessoas que não conseguem estar sozinhas e por isso, mal acabam uma relação, saltam para outra.
Isso para mim é estranho, mas cada um sabe como é estar sozinho consigo mesmo, se o consegue suportar ou não.
E depois existem situações que vão acontecendo à minha volta que me deixam sem saber muito bem o que pensar.
Eu sei que muitas pessoas traçam objectivos de vida: casar ter filhos, etc e tal. E acho muito bem. O que eu não consigo entender é quando isso não acontece naturalmente e as pessoas forçam.
É o medo de acabarem sozinhos? De serem uma desilusão para os outros? De se desiludirem consigo próprios? E que preço é que se paga por isso? Deixar a felicidade para trás?
Conheço vários casos de pessoas para quem a vida amorosa foi muito madrasta. Essas pessoas encontraram pessoas que as amam. E até aqui tudo bem. O problema está no facto de essas pessoas não terem um ar minimamente feliz. O problema está nas pessoas mudarem completamente a sua personalidade para encaixar na personalidade do outro. Claro que numa relação tem de haver cedências e ajustamentos de ambas as partes, mas quando uma pessoa se anula para dar espaço só à outra, isso não é saudável e torna as pessoas infelizes.
Mas me vez de ver as pessoas a darem um passo atrás e equacionar tudo isto, vejo as pessoas a pouparem dinheiro para um casamento, a irem a exposições de noivos, a pedirem orçamentos e tudo mais...
E pergunto-me estarão assim tão desesperados? Tem assim tanto medo de encontrar alguém que os faça ter de novo o brilho que se via anteriormente?
E dizem que estão apaixonados e que se amam. Uma das partes ama a outra. No meu entender, a outra parte ama a ideia do que é ter alguém sempre ali ao lado, ama o ideal de estabilidade, ama o facto de estar a cumprir os objectivos traçados. Mesmo que para isso se tenha de anular, gritar ao mundo que é feliz, quando os seus olhos dizem o contrário e rezar que bem lá no fundo, este sacrifício do "eu" valha bem a pena.

2 comentários:

R said...

Abomino gentalha com agenda que não consegue possuir uma Individualidade vincada. Isso é a robotização do Ser, suprimindo completamente conceitos de Identidade. 95% da população não busca verdadeiramente quem os acrescente, mas o "menos mau do quintal vizinho" para consumar o seu inquietante conceito de "felicidade mundana e convencional".

blonde said...

Ditto!