Tuesday, June 4, 2013

Não, eu não falo francês, falo alemão e gosto

A minha querida Boss queria dar uma novidade. Estando eu de folga pediu-me para ir ao local de trabalho. Lá fui eu. Noticia: Todas as pessoas que falam francês na próxima sexta-feira vão ter de fazer horas extras. Como eu sou a única que está a trabalhar que não fala francês, posso sair a horas. Hurray for me!

Todos os meus colegas começaram a brincar com a situação e a dizer "És uma "tedesca" e por isso é que podes sair mais cedo." Mas tudo num tom de brincadeira.

Até que um deles, uma pessoa de mal com a vida que tem, resolveu dizer a seguinte frase:
"As línguas que tu falas são inúteis". Ora pois bem, eu falo inglês, alemão e português. Qualquer pessoa fala inglês, é um facto. Mas não é qualquer pessoa que fala alemão.
Como toda a minha vida ouvi "mas porque raio vais fazer um curso para aprender literatura? Isso não serve para nada. As pessoas não vivem de literatura.", e engoli sempre (bem, algumas vezes), desta vez resolvi ser pouco pacifica e responder-lhe à letra:
"É por ser inútil que é a maior potência da Europa, e nós somos basicamente governados por eles. Enquanto que tu falas francês, espanhol, inglês e português e não falas alemão porque era uma língua demasiado díficil de aprender e exigia esforço, eu falo essa mesma língua e podes ter a certeza que há muita empresa que me adorava ter só por eu falar alemão!"

O gajo calou-se. Dei meia volta e vim-me embora.

Bem, não foi bem assim. Virei-me para trás e disse mais algumas coisas:

"Ah, e mil vezes alemães civilizados e que me tratam com respeito e que se sentem gratos por estarem no país estrangeiro e perceberem que alguém fala a língua deles, essa língua tão horrível e díficil, do que franceses que me olham para o rabo e para o decote enquanto eu faço uma apresentação em inglês e se sentem muito indignados por eu não falar francês. Mil vezes uma Alemanha onde as pessoas são metódicas e conscientes que uma França nojenta e arrogante." 
E depois vim-me embora.

Eu e a minha melhor amiga trabalhamos juntas, falamos as duas alemão. Fizemos o mesmo curso, na mesma faculdade. Ela é mais nova do que eu um ano. Estivemos na Alemanha. Ela percebe o minimo de Francês, eu nem o mínimo. 

Tive de trabalhar muito para ter o nível de compreensão de alemão que tenho hoje. Tive de perder o medo de falar. Tive muitos anos pela frente até conseguir falar como falo. 
Tenho orgulho em falar alemão e adoro a cultura embora hoje em dia esteja tão mal vista. 

Toda a gente que me conhece minimamente acha que sou burra por ainda estar aqui em Portugal que já deveria há muito ter ido para um país de língua alemã ou um país que valoriza-se a minha formação e inteligência, uma vez que acham que é um desperdicio eu estar em Portugal. 

E vem um tipo dizer-me que falo uma língua inútil? É por isso que anda meio Portugal aprender alemão.

0 comentários: