Thursday, November 14, 2013

Menstruação #6

Mulheres de todo o mundo, de todas as raças são todos os dias bombardeadas com informações erradas sobre a menstruação. Algumas estão tão enraizadas que já se tornaram parte de uma cultura e tornaram-se castradores.
Hoje vou quebrar alguns desses mitos. Falem também dos que conhecem e que não foram aqui mencionados.

(a numeração é completamente aleatória)

1º- Não se deve lavar a cabeça durante a menstruação. MITO. Enquanto menstruadas, devemos fazer as tarefas normais e lavar a cabeça deve ser feito sem qualquer problema.

2º- Comer gelados e beber bebidas geladas faz mal. MITO. Pode fazer mal menstruada ou sem ser menstruada. Não há qualquer prova cientifica que faça mal. Comam gelados e bebem bebidas geladas como vos aprouver.

3º- Não se deve fazer exercício físico quando menstruada. MITO. Se são desportistas, se tem vontade de fazer exercício, nada impede. Existem vários produtos no mercado preparados para a prática de exercício físico enquanto menstruada.

4º- Não se pode fazer sexo quando se está menstruada. MITO. Se quiserem, se o vosso parceiro concordar, se não tiverem dores, complexos ou problemas em que as coisas fiquem um pouco sujas, então, não há qualquer contra-indicação médica.

5º- Não se devem fazer bolos. Os bolos ficam achatados. MITO. Sou a prova viva de que não ficam. Porque só sei cozinhar bolos e tenho tendência para os fazer quando estou menstruada.

6º- Menstruação clara é sinal de anemia. MITO. A tonalidade do sangue menstrual varia de mulher para mulher. A cor do sangue menstrual não indica anemia. Para isso basta fazer umas análises.

7º- Menstruação é a purificação do organismo. MITO. O endométrio vai-se preparando para uma gravidez. Caso o óvulo não seja fecundado, o endométrio, o óvulo e o sangue são expulsos para que seja possível haver uma gravidez. Não há nada de purificação neste processo. Nada é tóxico ou maligno.

8º- O sangue da menstruação é venenoso. MITO. É sangue tão normal como outro. É uma crença judaico-cristã.

9º- Água quente aumenta o fluxo menstrual. MITO. Pode ser um vasodilatador momentâneo e ajudar a combater dores menstruais, mas não é por essa razão que o fluxo vai começar a ser mais intenso.

10º - As relações sexuais podem desencadear a menstruação. MITO. Qualquer hemorragia durante o acto sexual deve ser verificada por um médico. Sim, pode ser que por um acaso comece a menstruar quando está a ter relações sexuais, mas não é consequência do acto.

Deixo-vos um video que encontrei de um programa da manhã "Querida Júlia" em que se fale dos mitos da menstruação.

E que mitos mais existem sobre menstruação?

0 comentários: