Wednesday, November 20, 2013

Menstruação #7

Dismenorreia ou dores menstruais
Desde sempre sofri com elas. Desde que comecei a menstruar até hoje que sofro delas. Sim, tomo a pílula e até já troquei várias vezes, mas não há medicamento que as faça passar. Pelo menos as minhas.
Houve alturas em que tive de sair da escola porque não aguentava as dores e não me aguentava de pé. Outras vezes houve em que tive de sair do trabalho. Como já disse, as minhas não passam, mas há coisas que ajudam.
Temos medicamentos feitos por grandes farmacêuticas, medicamentos naturais e mezinhas caseiras.
Deixo aqui algumas opções para lidar com as dores menstruais.

1º- Exercício: sim, eu sei que algumas pessoas estão a pensar "se nem sequer consigo sair da cama, como raio vou conseguir fazer exercício?". Mas sim, fazer exercício ajuda a eliminar as dores menstruais. Deitadas devem elevar as pernas e fazer o movimento de pernas como se estivessem a andar de bicicleta. Não é milagroso, mas pode ajudar.

2º- Sacos de água quente ou compressas: o calor aplicado no local onde sentem as dores pode ajudar bastante e aliviar. Deitadas, sentadas. Ajuda.

3º- Ibuprofeno: anti-inflamatórios ajudam imenso no combate às dores menstruais. Podem encontrar em farmácias, só mediante receita médica. Podem encontrar com um nome mais comercial ou pode ser genérico. Atenção: devem sempre verificar se são alérgicas a este componente. E não devem tomar mais do que o recomendado.

4º- Pílula: pode ser uma boa solução, não só para aliviar as dores, mas também para diminuir o fluxo menstrual. Pode não ser à primeira que fique resolvido, mas é uma questão de falar sempre com o médico e verificar o que é melhor.

5º- Evitar comer muitos doces ou salgados: não é que tenham um impacto significativo sobre as dores, mas podem dar a sensação de falta de energia e enfartamento.

6º- Consumir chás caseiros: preferencialmente chá de camomila, uma vez que é uma erva anti-inflamatória ou de cardo e bolbo. Ajuda aquecer o corpo e atenuar as dores.

7º- Massagens no abdómen inferior: massajar devagar o abdómen inferior com movimentos circulares ajuda os músculos a descontrair, aliviando assim as dores.

8º- Acupunctura: para quem não conseguir lidar com as dores, ou prefere um método mais alternativo, estudos demonstram que a acupunctura tem sido muito eficaz.

9º- Yoga: Existem posições no yoga que são especificas para aliviar as dores menstruais. E não é necessário ir a uma aula de yoga. Basta procurar no youtube (em inglês, para já) "yoga for cramps" e vão aparecer essas posições.

10º- Eliminar a cafeína: a cafeína é um vaso constritor, ou seja, aperta os vasos e aumenta a tensão. Exactamente o oposto do desejado. Portanto, é só deixar a cafeína por alguns dias.

0 comentários: