Saturday, February 15, 2014

A educação das crianças

Não tenho filhos, portanto se alguém passar por aqui e quiser rebater tudo o que eu disser, estejam à vontade.
Os meus vizinhos do lado tem uma filha com 3-5 anos, não sei bem. A miúda adora falar quando está com os pais e conhecidos e fala muito alto. Até aqui nada demais...
O problema está no facto de a miúda falar alto porque os pais também falam.
Num prédio em silêncio por muito boa que seja a isolação, ouve-se sempre algo. Ou seja, se as pessoas falarem alto, ouve-se. Se berrarem, ainda se ouve melhor.
Ora bem, os meus vizinhos adoram berrar. Um com o outro e com a filha.
Ponto 1:
Antes de uma criança ir dormir, penso eu, não se deve deixar a criança muito excitada, se não ela não quer dormir. Os meus vizinhos brincam com gritos, imitações de animais e etc, até à hora de deitar. O que é que acontece? A criança não quer dormir. Resultado: miúda grita e chora e os pais ainda gritam mais com ela.
Ponto 2:
A miúda porque não dormiu o suficiente, porque a deitaram tarde para a hora a que a acordam, começa aos gritos e a chorar, que não se quer levantar. Resultado: os pais gritam com a miúda e a miúda ainda chora mais.
Ponto 3:
A miúda dá dores de cabeça, daquelas que ninguém quer. Resultado: os pais gritam um com o outro, atirando culpas em frente à miúda.
Eu estou num sitio privilegiado para assistir a tudo, e não é bonito. Incomoda o meu trabalho, acorda-me e eu penso que são todos loucos.
E se eu penso isto e sou adulta, imagino a pobre criança.
1º- Não deviam excitar a criança quase na hora de dormir;
2º- A criança devia ter horários mais rígidos para se evitarem certas coisas;
3º- Não deviam gritar. Deixam a criança ainda mais nervosa e não é um bom exemplo para seguir;
4º- Discutir aos berros à frente da criança só lhe dá mais argumentos para fazer o mesmo.
Não tenho filhos, mas para o bem da sanidade mental deles, da vossa e dos vossos vizinhos, tentem ter isto em consideração.
Agradecida.

0 comentários: