Wednesday, February 12, 2014

Job of My Life - Mobi Pro

"O Programa The Job of my Life é um programa de apoio à mobilidade jovem aprovado para 2013-2016 e dirigido a jovens europeus interessados em frequentar formação profissional ou em trabalhar na Alemanha. Como lhe referi, esta iniciativa tem duas vertentes: formação profissional e emprego.

No que respeita à formação profissional, trata-se de proporcionar a jovens entre os 18 e os 35 anos formação profissional em empresas alemãs em sistema de alternância (sistema dual), com uma duração de 3 anos - podendo abranger várias profissões e níveis de qualificação, dependendo das ofertas de formação que forem apresentadas pelas empresas na Alemanha. É primordialmente dirigida a pessoas com o ensino secundário, residentes em Portugal e com um documento que confira direito de liberdade de circulação para trabalhadores dentro da UE.

Relativamente à vertente emprego (colocação), os candidatos serão apoiados no âmbito de processos e atividades de recrutamento, feiras de emprego internacional e outros eventos dedicados à procura de emprego na Alemanha realizados pela rede EURES em Portugal.

Serão elegíveis a estes apoios candidatos a emprego com idades entre os 18 e os 35 anos e apenas os qualificados, e/ou com experiência, numa das áreas profissionais em que a Alemanha é deficitária (i.é, em que tem efetivas necessidades de recrutamento a nível internacional).

Os apoios concedidos aos candidatos selecionados neste programa (que abrange todas as regiões da Alemanha) podem consistir em:
·         financiamento de cursos formação em língua alemã em Portugal, 
·         despesas com eventual processo de reconhecimento de qualificações, se necessário para o exercício da profissão,
·         despesas com deslocações, para entrevista de emprego ou celebração de contrato, e com instalação no local de colocação.

Para informações mais específicas sobre o processo de candidatura e o funcionamento do programa:
·         consulte o “website”: www.thejobofmylife.de (disponível em inglês e alemão);
·         contacte os serviços de emprego alemães:
o   telef: +49 228 713 1083


Deve consultar com regularidade o “website” do EURES Portugal (www.iefp.pt/eures), onde as atividades do EURES Portugal são divulgadas, bem como as ofertas disponíveis no portal da Rede EURES www.eures.europa.eu

Isto são as informações e apoios dados pelo IEFP. Existem empresas privadas e até de solidariedade social que fazem parte deste programa. Algumas não pedem contrapartidas, outras pedem, Devo dizer que a empresa que opera no Porto, a YOUR EXIT, pede um valor de 300 euros como caução a quem vai fazer o curso de Alemão. Caução que é devolvida caso terminem o curso. Caso não terminem, eles ficam com essa caução.

Ficam aqui os nomes das empresas e onde estas se encontram. Para mais informações, o melhor será mesmo contactar as empresas através de email ou telefone ou até mesmo pessoalmente.

Localidade
Parceiro/os
AGUEDA
EDACADEMY
AVEIRO
EDACADEMY
BARCELOS
KERIGMA
SOPRO
BRAGANÇA
EPPU - ESCOLA PROFISSIONAL PRÁTICA UNIVERSAL
CASTELO BRANCO
EDACADEMY
CHAVES
AGR. ESCOLAS FERNÃO DE MAGALHÃES
COIMBRA
EDACADEMY
GINÁSIO DE EDUCAÇÃO DA VINCI
COVILHA
EDACADEMY
ÉVORA
DATALENTEJO
ESPOSENDE
ACICE
FARO
IPFEL
FIGUEIRA DA FOZ
EDACADEMY
GUARDA
EDACADEMY
GUIMARÃES
FORVISÃO
LEIRIA
EDACADEMY
LISBOA
RRA
FINIFORM
IPFEL


OLIVEIRA DE AZEMEIS
RRA
OLIVEIRA DO HOSPITAL
EDACADEMY
RRA

PAREDES
AEP PAREDES
PORTO
YOUR EXIT
SEIA
EDACADEMY
SETUBAL
EDUGEP
STA MARIA DA FEIRA
ZONAVERDE
VIANA DO CASTELO
LENDÁRIO CONHECIMENTO
VILA DO CONDE
GINÁSIO DE EDUCAÇÃO DA VINCI
VILA NOVA DE FAMALICÂO
FORAVE
VILA VERDE
EPATV - ESCOLA PROFISSIONAL AMAR TERRA VERDE
VISEU
RRA


0 comentários: