Tuesday, May 21, 2013

A nova "Biblia da Psiquiatria"


 Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders.

Portanto, das cinco novas doenças que foram incluídas nesta nova edição, eu sofro de pelo menos uma: Transtorno Disfórico Pré-Menstrual
"É uma forma mais grave de TPM (Tensão Pré-Menstrual). No apêndice da edição anterior do DSM, vinha a indicação da necessidade de mais pesquisas sobre o tema. Agora já é mesmo classificado como uma doença mental pela Associação Americana de Psiquiatria.
Os sintomas da doença incluem tensão, alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, raiva, tristeza, letargia, mudanças no apetite e insónia, entre outros, manifestados nas duas últimas semanas do ciclo menstrual, durante a maioria dos ciclos menstruais do último ano."
Portanto, tanto eu, como a maioria das mulheres neste mundo sofrem disto.
Depois de ler isto achei melhor consultar um psiquiatra, um psicólogo e uma ginecologista. Todos eles foram unânimes em dizer que era um absurdo de todo o tamanho, achar que isto se trata de uma doença mental.
Já me preparava  para me submeter aos tratamentos necessários para mudar o meu comportamento quando afinal descubro que as "Bíblias" também podem estar erradas.
E esta, segundo a minha pesquisa, é aquela que mais vezes comete erros. Para o bem da nossa sanidade mental, é também aquela que pode ser revista. Senão vejamos: até 1970 a homossexualidade era considerada uma doença. Até aos anos 90, masoquismo e sadismo eram consideradas doenças mentais....
O que leva à conclusão que isto é feito para aumentar a venda de antidepressivos e estimulantes, bem como manter as crianças quietas, e deixar meio mundo completamente louco achando que sofre de algum distúrbio.
De sábios e de loucos temos todos um pouco, mas a partir do momento que isto começa a ser diagnosticado como doença mental, o limite foi largamente ultrapassado.


Algumas das alterações feitas nesta nova edição:
- "Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade. O número de sintomas permanece o mesmo mas a idade para o surgimento dos sintomas, que era de até sete anos, passou a ser de até 12."
- "Síndrome de Asperger passa a ser um subtipo de autismo, incluída numa nova categoria chamada de Transtorno do Espectro Autista."
- "Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, em que o doente ingere quantidades excessivas de alimentos, e de forma descontrolada, durante um período limitado de tempo mas repetido, pelo menos, uma vez por semana durante três meses."
- "Distúrbio de Hoarding, dificuldade persistente de se desfazer ou se separar de suas posses, independentemente de seu valor real"
- "Transtorno disruptivo de desregulação do humor
Crianças ou adolescentes de até 18 anos de idade que apresentam "irritabilidade persistente e episódios frequentes de extremo descontrolo comportamental", pelo menos três vezes por semana, ao longo de um ano, poderão ser diagnosticadas com esta nova doença."

1 comentários:

Anonymous said...

Tens razão em estar preocupada... Mas vamos confiar que os Psiquiatras, Psicólogos e outros técnicos de saúde consigam utilizar o seu senso clinico para perceber o que é de facto uma doença e precisa de ser tratada, daquilo que são comportamentos normais e esperados.
Eu penso que vamos conseguir ler para além da Bíblia.