Friday, January 24, 2014

Praxe: Só porque é fixe culpar essa cena!

Neste post, já fiz saber qual a minha opinião sobre a praxe e qual foi a minha atitude perante tal.
Compreendo que há quem não goste, que é um acto que não respeita os outros, que é só humilhar, que vai contra a religião, naquilo que acreditamos e etc...
Entendo isso tudo. A praxe foi feita para integrar e para os caloiros se divertirem e aprenderem algo sobre as academias, sobre as cidades, sobre figuras ilustres.
Pintam-se caras, sujam-se camisolas, cantam-se músicas. E acreditem é do melhor que há!
Também conheço pessoas que são anti-praxe, indiferentes, estiveram lá mas saíram e respeito todas! São minhas amigas e eu adoro falar com eles, até sobre praxe. As minhas afilhadas estiveram em praxe e saíram. Nunca deixem de falar com elas e tenho o maior orgulho nelas.
Se no Meco, o afogamento se deveu a praxe, lamento que as pessoas não tenham nada na cabeça e o tenham feito. Como em todo o lado, até na praxe existem maus praxistas.
Mas muito sinceramente, o facto de uma pessoa estar trajada, não implica praxe estar a ser feita naquele preciso momento. Não se sabem os contornos do que aconteceu. Podiam estar drogados, bêbados... Pode ter sido só um acidente.
Não sei e ainda vai ser apurado. Mas culpar a praxe por tudo de mau que acontece aos jovens é dar a esses mesmos jovens um bilhete de saída das suas responsabilidades.
"Ah coitadinho, ele fez isso porque foi obrigado em praxe". Pois, se não sabem dizer não, ou se fazem coisas e depois culpam a praxe, pois bem amigos, wake up and smell the fucking coffee! A praxe não é desculpa para serem irresponsáveis ou é uma forma fácil de dar uma desculpa porque meia sociedade odeia a praxe.

1 comentários:

Anonymous said...

Apenas acho que em pleno século XXI, utilizar um ritual de integração espartano para "educar" jovens adultos que ofensas físicas e humilhações públicas é algo absolutamente normal e inatacável é no mínimo perturbador.

Filipe